Hotinhas
quarta-feira , 13 de junho de 2018
CENTRO CULTURAL FUNDAÇÃO CSN RECEBE EXPOSIÇÃO

Faz parte da programação do Centro Cultural Fundação CSN acolher linguagens artísticas diversas e resgastar  a cultura nacional. Assim, em parceria com o Jongo di Volta – Coletivo Comunitário Território Livre de Volta Redonda o Centro Cultural realiza na quarta-feira, 23 de maio, a abertura da exposição: “JONGO DI VOLTA - um caminhar entre tradição e contemporaneidade”.

Uma grande marca do Jongo di Volta é a realização, participação e proposição de ações, envolvendo outros grupos de diferentes manifestações artístico-culturais. Segundo o historiador e coordenador do coletivo, José Geraldo da Costa, o Jongo di Volta representa um resgate da cultura característica do Vale do Paraíba: “junto às rodas de jongo, o coletivo realiza palestras, rodas de conversas e mostras de vídeos com temas referentes às tradições do jongo, às questões pertinentes ao racismo, aos quilombos e à intolerância religiosa. Tratamos das questões que reforçam as lutas antirracistas e das temáticas referentes às exclusões históricas que afetam a população afrodescendente.”, afirma o historiador.

O jongo surge no Brasil com a vinda dos escravos trazidos da África e se consolidou na região Sudeste, principalmente no Vale do Paraíba, reduto de inúmeras fazendas de cultivo do café e da cana de açúcar. A dança naquele período era o momento de encontro para discutir e planejar as fugas para os quilombos, por meio de uma linguagem cifrada das canções denominadas pontos, cantadas nas rodas e embalada pelo repique dos tambores.

Em comemoração ao 3º aniversário do Coletivo e a partir do olhar dos fotógrafos Ana Balarin e Gabriel Marques, a exposição é construída com fotografias impressas em tecidos e objetos vindos do Quilombo de Santana, em Quatis, RJ. Ana contou que a mostra foi organizada da forma mais natural possível e com edições minimalistas, “buscamos transparecer a realidade, através de um olhar cuidadoso aliado ao alcance das novas tecnologias fotográficas. Me sinto honrada em poder aprender e refletir sobre a sabedoria negra que habita no Jongo, cultura de raiz do nosso Vale do Paraíba.” Gabriel Marques, outro fotógrafo que assina a exposição afirma que fotografar, para ele, é eternizar momentos de outras pessoas sob o seu olhar, “em tudo que leio, assisto e vivo retiro o que há de melhor para enriquecer minha fotografia. Uma vida sem fotografias é uma vida sem memórias registradas.”

Para os interessados em conhecer mais sobre o jongo, a exposição é gratuita e fica em cartaz no Centro Cultural Fundação CSN de 24 de maio até 29 de junho.

 

Serviço

Abertura: 23 de maio de 2018

Horário: 19h30

Período: 24 de maio a 29 de junho de 2018

Horário: segunda a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 18 horas. Para visitas aos sábados ou em grupo é necessário agendamento.

Local: Centro Cultural Fundação CSN – Rua: Vinte e Um, 402 - Vila Santa Cecília, Volta Redonda.

 

Sobre a Fundação CSN: Braço de responsabilidade social da CSN, tem a educação como base norteadora de seus projetos sociais nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente. Atua em parceria com o poder público e iniciativa privada. Por meio de mecanismos de incentivos fiscais, desenvolve o Projeto Garoto Cidadão e outros projetos integrados, com o Centro Cultural Fundação CSN em Volta Redonda (RJ) e o Caminhão Circula Brasil. No audiovisual realiza o Histórias que Ficam, programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro. Para preparar jovens para o mercado de trabalho, desenvolve o programa Jovem Aprendiz com mais de 10 mil jovens formados e o Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto social na área de hotelaria no Sul Fluminense. A Fundação contribui para o acesso à educação com programa de bolsas de estudos em suas escolas: ETPC, em Volta Redonda (RJ), CET, em Congonhas (MG) e com o Ganhar o Mundo, programa de bolsas de estudos no exterior para jovens mulheres.

 

 
ACESSE
 
Home
Fábio Soares
Clicks Vip
Hotinhas
Redes Sociais
Contato
CONTRATE
 
Notas Sociais
Anúncio
Promoções no Site
Cobertura Social
Vitrine VIP
FALE COM O FÁBIO
 
Dúvidas
Sugestões
Mensagens
Fábio Soares 2018 - Todos os direitos reservados.
a b c d d e f g h i j